segunda-feira, junho 09, 2008

Quo Vadis


Fios, suor, trabalho.

Teço uma corda que me leve carinhosamente até ao fundo. Fundo que irremediavelmente terei de tocar nesta fase descendente. Fundo preenchido de afiadas estalagmites de gelo firme, do qual vou novamente saltar e me impulsionar para subir os escarpados montes do sucesso.

Corda que me vai impedir de cair e depois me irá guiar pelo caminho ascendente...

Começo a viagem.

Olho em volta do enorme negro abismo. Está preenchido por uma neblina que o torna aparentemente sem fim.

Uma rajada de vento, faz-me dar um passo em frente em direcção ao precipício.

Seguro-me, não caio.

Desenrolo a corda e procuro alguma árvore suficientemente forte que me dê confiança em lhe dar a minha vida.

Não encontro.

São árvores frágeis, mortas e secas, ou distantes, tão distantes que a minha corda não chega...

Procuro em volta uma solução, busco dentro da mala e encontro um pesado prego, que com a ajuda de uma grande pedra, consigo que ele corte o chão árido.

Ato, com segurança, a corda ao prego e testo-a. Aparentemente está firme.

Brevemente os meus olhos perdem o brilho. Irrompem-me pensamentos de desejo de uns braços fortes, que pudessem fazer-me sair daquele buraco negro.

Desperto.

Enrolo a corda à minha volta, aperto-a com várias voltas, e desenrolo o resto. Olho-a com o respeito apavorado de quem não quer cair, de quem não quer andar à deriva.

De costas para o abismo, pés firmemente cravados na sua berma e corda bem esticada, olho para as árvores que imóveis, nada dizem.

Desço,

Ainda assim, antes de desaparecer por entre rochas e raízes defuntas, digo baixinho:

- Até ...

1 Comments:

Blogger J said...

há abismos com muralhas tão ingremes que se tornam covas confortáveis onde descansar os ossos, à espera de uma tormenta com ventos tão fortes que façam desabar os gigantes de pedra que nos rodeiam como castelos de areia.

Não deixes a tua face demasiado tempo na sombra. Há sempre um caminho para cima e uma altura certa para o tomar.


J

09 junho, 2008 23:56  

Enviar um comentário

<< Home