terça-feira, novembro 14, 2006

“Come a papa Joana come a papa”

Quem não se recorda desta música?

Todos os da geração de 80 e décadas anteriores, certamente que se lembram deste grande “Hit” do José Barata Moura!

Sendo ferrenha utilizadora de transportes públicos os quais, seguramente repararam, têm lugares dedicados às nossas queridas grávidas (salvadoras da segurança social do nosso país) sou invadida por sentimentos de dúvida frequentes.

Tento evitar sentar-me nesses lugares reservados, mas às vezes as pernas pedem um descanso. Contudo, mantenho-me atenta a ver se entra alguém que tenha direito ao lugar. Confesso que, mesmo não estando nesses lugares específicos, me levanto à mesma, não perdendo a oportunidade de mandar um olhar reprovador e caustico, a quem por dever tinha de dar o lugar. GGGGGGRRRRRRRAAAAUUUU!

Porém minhas congéneres, seres de elevada inteligência e maturidade!! Escusavam de cumprir tão à risca, e em idade já tão “avançada” a música do Sr. Barata Moura...

A verdade é que por cada ano que passa, tenho mais dificuldades em distinguir uma mulher grávida, duma simplesmente avantajada...

Fico a olhar algo perturbada para aqueles globos esféricos, quase entre a espada e a parede. Se está grávida quero dar o lugar, se não está, acabei de ser a responsável por um ego assassinado, dada a humilhação pública.

Que não seja por minha causa que mudem de hábitos, mas minhas queridas tenham tento naquilo que comem... pela vossa saúde de tudo, física, monetária, psicológica, visual!

Sim visual! Por favor... não usem calças de cintura descaída com cintos apertados a fazerem lembrar garrotes! Não vos fica bem! Nem tudo o que é moda nos favorece a todas. E alegrem-se porque, a vantagem da moda de hoje em dia é que está tudo na moda, por isso evitem tudo o que não vos favoreça!

É certo que a genética abençoou algumas de nós com um metabolismo de colibri e antes de chegar ao estômago, as calorias do bombom, que pecaminosamente degustaram, já foram consumidas...

Apenas podemos invejá-las e oferecer-lhes quilos de bombons na esperança da tendência mudar, e já não nos sentirmos tão balofas! Ora, ora... todas sabemos que só queremos as nossas amigas bem, se estivermos igualmente bem ou melhor que elas! Ha ha ha ha!

Se de facto não somos tão abençoadas, o primeiro passo é mesmo deixarmo-nos de desculpas género, que não comemos quase nada, que são os vapores dos cozinhados que nos engordam... Que não percebemos porque temos 40% de massa gorda! Afinal de manhã só tomamos um café (com um pacote de açúcar) e um rissol de camarão ou um pastel de nata! É de facto pouco, em gramas... mas será pouco, em calorias?

Como ninguém nunca saiu gordo dum campo de concentração (comparação infeliz...), nem há mulheres gordas na Etiópia, é facto irrefutável que, se não comermos, não engordamos! E certamente que também lá há mulheres com metabolismos de lesma!

Esfrego a testa e a franja compulsivamente, quando ouço notícias que relatam que hoje em dia, há mais casos de obesidade, que de fome no mundo. Infelizmente não acredito que isso se deva a um declínio na fome do Mundo, mas muito pelo contrário, acredito que se deva a uma explosão adiposa generalizada na sociedade...

Estamos assim tão infelizes, que só tiramos prazer na comida? E que comida? É que ainda se pudesse dar esse nome, mas plástico não é comida... Se ainda engordássemos só ao sabor de feijoadas à transmontana, cheias de carnes caseiras bem tenras e saborosas... Mas transformámo-nos em verdadeiras debulhadoras de calorias, de alimentos cada vez mais ricos em energia!

Infelizmente não conseguimos fugir do açúcar... já viram quantas gramas de açúcar tem um normal iogurte liquido? Normalmente são 23... 24 gramas! O que equivale a praticamente 3 pacotes de açúcar! Um leite com chocolate é igual...

Os Ice teas, são tudo menos chá, são poderosíssimas bebidas refrigerantes que podem chegar a ter 5 ou 6 pacotes de açúcar por lata de 33 cl... o mesmo para Coca-colas e companhia.

Não é fácil fugir da gordura, ao termos produtos tão ricos em hidratos de carbono (açúcares). Eles são essenciais, imprescindíveis à nossa sobrevivência mas em demasia...

Aconselhem-se com profissionais a sério, dietistas licenciados (mesmo com canudo), esqueçam as dietas das revistas que são como o horóscopo semanal, nunca funcionam com todos!

E parem de se desculpar a vocês próprias... admitam que comem! E mais importante... que tudo isso... É... (soem os rufos) Não me coloquem neste stress todo sempre que me interrogo se devo ou não dar lugar!